A Praia do Guaraú fica a 8 km do Centro de Peruíbe, ao lado da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, entre a Serra do Mar e o Rio Guaraú, com cerca de 1,5 km de extensão. Tem uma boa estrutura turística, com restaurantes, pousadas, campings e marinas.
Também é possível conhecer a praia através do passeio de barco pela Ilha do Guaraú, considerada por muitos que a visitam, o Caribe da Baixada Santista.
Assim como a praia, a ilha e o rio, o bairro também se chama Guaraú, que significa rio do guará, ave típica do litoral atlântico da América do Sul, que se reproduz principalmente em regiões de mangue.
Quer conhecer mais sobre essa praia incrível? Veja mais detalhes abaixo:
O que fazer?
Considerada uma das praias mais procuradas de Peruíbe, a Praia do Guaraú é perfeita por atender a vários públicos.
Localizada depois da decida da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, a praia oferece duas opções: a entrada direto pelas marinas, ou, pela Trilha do Balça, caminho alternativo que passa por uma pequena trilha que leva a uma ponte de madeira, suspensa sobre um dos braços do Rio Guaraú, que se encontra com o mar um pouco depois.
No caminho, além da paisagem, ainda será possível observar várias aves que vivem por lá, devido a área de mangue no local.
Ao chegar à praia, é possível aproveitá-la sendo uma das principais atrações de turistas e principalmente de surfistas pelas boas ondas. Mas, existe a opção de seguir em direção ao rio, onde se pratica outros esportes náuticos, como caiaque e stand-up paddle (SUP). O local também é indicado para pesca e passeio de barco. Além das praias, há também trilhas e cachoeiras.
Os visitantes podem ficar tranquilos quanto a estrutura turística, pois nas proximidades há restaurantes, marinas, pousadas, hotéis, hostels e campings, atraindo quem busca ter contato com a natureza e também quem prefira conforto, sempre com diferentes faixas de preço.
Rio Guaraú e trilhas
O rio Guaraú tem aproximadamente 38 km de extensão, com manguezais cheios de caranguejos. No Guaraú também há trilhas que levam a praias desertas e pouco conhecidas, como o Guarauzinho, que fica após o rio e faz parte do Parque Estadual do Itinguçú. Tem 700 metros de extensão e por ser uma área de proteção, a visita exige monitor ambiental.